Pense sobre o que ninguém pensou antes. A inovação – qualquer ideia nova – por definição não será aceite a princípio. São necessárias várias tentativas, um número infinito de demonstrações e experimentações, conforme for o caso, até a inovação ser aceite e internalizada numa organização. Isto disse Warren Bennis, e acrescentou: uma paciência corajosa é imprescindível.
Mas a inovação é a força motriz da criação de valor com competitividade, crescimento, lucratividade e sustentabilidade. No caso do design, por exemplo, mesmo que ele seja apenas uma parte do desenvolvimento do produto, tecnologia ou serviço, ele é um desafio fundamental para todo o negócio. Ao mesmo tempo em que pode rapidamente tornar-se um assunto da moda, e também ser rapidamente esquecido em tempo de crise, o design precisa ser um processo presente e constante.
Como exemplos de inovação em cada aspecto do marketing temos (fonte de alguns exemplos: “Marketing Genius”, Peter Fisk, 2006):
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- Mercados – A Starbucks (já em Portugal) definindo o mercado de cafetaria de alto padrão.
- Produtos – O aspirador de pó da Dyson que aspira melhor, mesmo sem saco de papel.
- Serviços – A capacitação de certos hotéis de charme que agrada a todos.
- Canais – As lojas da Zara, como templos de roupa sempre com novos modelos.
- Definição de preço – O pré-pago expandiu o alcance dos telefones móveis.
- Aplicações – O IPod que se tronou o derradeiro álbum de fotos.
- Modelos de negócio – A IKEA, onde os clientes escolhem e montam eles mesmos os produtos.
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