Há muitos factores que influenciam a decisão do consumidor em aderir a uma marca, e esses factores mudam com o tempo. O declínio de uma marca resulta sempre da incapacidade de esta se adaptar às mudanças. Vários motivos podem estar envolvidos:
- Factores de gosto – Os gostos podem mudar entre gerações. Por exemplo, quando surgiu o sabão em barra Camay’s, cor de rosa e com aromas florais, era evidente o contraste luxuoso com os sabões de soda cáustica que o precederam. Contudo, as gerações seguintes acharam-no tóxico e artificial e as vendas caíram. Procedeu-se a um desenvolvimento de produto, revitalizando-se a marca, que agora descreve o seu aroma como “sexy e exótico”.
- Factores culturais – O declínio de uma marca pode ser o resultado de influências culturais em mutação, desde a religião à nacionalidade ou à classe social. Por exemplo, quando os cubos de açúcar entraram no mercado, foram abraçados pelas elites sociais inglesas como o supremo refinamento (pinças de prata foram criadas para que fossem elegantemente servidos no chá). No entanto, á medida que se tornaram mais baratos, os cubos de açúcar disponíveis em cafés de berma da estrada ou em qual quer cozinha e passaram a ser considerados “vulgares” pelas classes altas. Agora os cubos de açúcar são um produto marginal.
- Factores sociais – As marcas são frequentemente usadas para assinalar a pertença de um indivíduo a um grupo social, ou o seu papel ou estatuto na sociedade. Isto pode aplicar-se a muitas categorias, incluindo carros, roupa, ténis e cerveja. Por exemplo, nos anos 1990 a Porsche entrou num período de declínio quando a marca se tornou símbolo dos “yuppies” espalhafatosos e gananciosos dessa década.
- Factores de relevância – As alterações em comportamentos pessoais ou tecnologias podem tornar uma marca rapidamente irrelevante. Por exemplo, o aumento das viagens aéreas nos EUA (e não só) causou o declínio da poderosa indústria dos caminhos-de-ferro. O problema da Kodak, na actualidade, está relacionado com a revolução das máquinas tofográficas digitais. O declínio de uma marca pode estar ligado a outros hábitos de consumo. Por exemplo, a diminuição de consumo de caldo de carne no Reino Unido resultou da queda de consumo de carne.
Em suma, há que identificar o problema na devida altura, para se tomarem as decisões correctas em relação ao negócio. Há que enfrentar o problema com antecedência.
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