O que significa modelo de negócio? Como vê o seu actual modelo de negócio? Quais são as formas alternativas de fazer negócio? Quais os modelos de negócios inovadores que irão garantir o sucesso?
Para responder a estas questões terá que fazer uma análise do seu negócio, estudando todos os intervenientes, ou seja, todos os membros do canal de marketing, quer a montante, quer a jusante.
- Identifique todos membros do canal de marketing envolvidos actualmente no negócio.
- Faça um mapa das mercadorias e dos seus fluxos entre os membros (por exemplo, da sua empresa para o cliente, do fornecedor para a sua empresa, etc.).
- Faça um mapa dos pagamentos e dos seus fluxos entre os membros (da sua empresa para o cliente, do fornecedor para a sua empresa, etc.).
- Considere o redireccionamento, ou seja, analise o impacto dos fluxos alternativos de mercadorias e de pagamentos (considere as diferentes conexões ou fluxos invertidos).
- Considere as eliminações, isto é, analise o impacto de se eliminar um ou mais membros do canal de marketing (por exemplo, parceiros, fornecedores, etc.).
- Faça uma avaliação das opções, ou seja, avalie os modelos opcionais e quais desses modelos geram maior “valor económico”.
Esta análise é bastante racional e obriga, por vezes, a pôr de lado questões de relacionamento pessoal entre os membros dos canais. Mas frequentemente não pode contar com esse relacionamento para equilibrar o seu negócio, inovar o seu modelo de negócios e garantir que seja bem sucedido!
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